Nova Santa Rita (Todo quebrado por causa da corrida de kart) - Vinte e nove de março. Faça o favor de marcar no teu calendariozinho essa data. Por quê? Ora, simplesmente porque é uma data história. “Mas o que tem de tão histórica nesse dia, tio?”, pergunta o Joãozinho – sempre ele – lá no fundo da sala. Simples, minha criatura leiga: neste dia foi inaugurado o Kartódromo do Velopark.
Não sabe do que falo? Então o tio aqui explica: o kartódromo é apenas uma parte do Complexo Automobilístico construído na cidade de Nova Santa Rita, aqui nas terrinhas gaúchas. São duas pistas – uma especial para competição e outra para aluguel de karts – construídas. O detalhe está na junção. Quando as duas pistas são ligadas – sim, isso é bem possível – compõem uma pista, digamos, grande pra caramba. São cerca de 2,5 quilômetros de traçado, o que o torna um dos maiores do mundo.
Essa estrutura permite o Velopark sediar, sem maiores problemas, campeonatos internacionais, como o Mundial de Kart. Não foi à toa que o presidente da Comissão Nacional de Kart (CNK), ligada à Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), concedeu a homologação na categoria A, no início desse ano. Pedro Sereno de Mattos, o nome da autoridade em questão, destacou que “esse fato é relevante para o Brasil, pois, antes do Velopark, nós não poderíamos pleitear isso”.
E como toda boa inauguração, não poderia faltar show de velocidade. A categoria primeira das duas baterias programadas, com a vitória de Bruno dos Santos.
Mas nem só de novatos vive o esporte a motor. Pilotos lendários, como Sérgio Pegoraro, Paulo Hoerlle e os Antônio e Neco Fornari – filhos de Breno Fornari, vencedor das duas primeiras edições da Mil Milhas de Interlagos -, compõem o plantel de pessoas importantíssimas para o desenvolvimento do automobilismo gaúcho. Sem querer ser chato, mas já sendo, juntos, os 71 pilotos lendários têm cerca de mil anos. É muita história para contar, não?
A partir da meia-noite será realizada as 500 Milhas de kart, com duração prevista de 10 horas.
AutoRS aprova a pista
“Olha a pretensão desse blogalista” provavelmente estará a dizer. Ou, então, “quem esse cara pensa que é?”. Mas, sim, eu aprovei essa pista. Não apenas “aprovei”, como provei - basta ver o sorrisão bonito na foto que ilustra esse post. Prova disso está na prova especial para os membros da imprensa, da qual fiz parte. Conquistei a décima (e péssima) sétima colocação no grid e a mantive na prova – mesmo, no início, estando entre os dez primeiros nas primeiras voltas, após uma largada, digamos, sensacional da minha parte -, mas isso é discussão para outro post.
Arrancada
Caso a pequena criatura não saiba, o Velopark também tem uma pista de arrancada, com base nas estruturas norte-americanas, onde essa categoria é, digamos, tradicional. A inauguração está prevista para o dia 26 de abril deste ano. Então, já marca na tua agenda, pequena criatura.
Não sabe do que falo? Então o tio aqui explica: o kartódromo é apenas uma parte do Complexo Automobilístico construído na cidade de Nova Santa Rita, aqui nas terrinhas gaúchas. São duas pistas – uma especial para competição e outra para aluguel de karts – construídas. O detalhe está na junção. Quando as duas pistas são ligadas – sim, isso é bem possível – compõem uma pista, digamos, grande pra caramba. São cerca de 2,5 quilômetros de traçado, o que o torna um dos maiores do mundo.
Essa estrutura permite o Velopark sediar, sem maiores problemas, campeonatos internacionais, como o Mundial de Kart. Não foi à toa que o presidente da Comissão Nacional de Kart (CNK), ligada à Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), concedeu a homologação na categoria A, no início desse ano. Pedro Sereno de Mattos, o nome da autoridade em questão, destacou que “esse fato é relevante para o Brasil, pois, antes do Velopark, nós não poderíamos pleitear isso”.
E como toda boa inauguração, não poderia faltar show de velocidade. A categoria primeira das duas baterias programadas, com a vitória de Bruno dos Santos.
Mas nem só de novatos vive o esporte a motor. Pilotos lendários, como Sérgio Pegoraro, Paulo Hoerlle e os Antônio e Neco Fornari – filhos de Breno Fornari, vencedor das duas primeiras edições da Mil Milhas de Interlagos -, compõem o plantel de pessoas importantíssimas para o desenvolvimento do automobilismo gaúcho. Sem querer ser chato, mas já sendo, juntos, os 71 pilotos lendários têm cerca de mil anos. É muita história para contar, não?
A partir da meia-noite será realizada as 500 Milhas de kart, com duração prevista de 10 horas.
AutoRS aprova a pista
“Olha a pretensão desse blogalista” provavelmente estará a dizer. Ou, então, “quem esse cara pensa que é?”. Mas, sim, eu aprovei essa pista. Não apenas “aprovei”, como provei - basta ver o sorrisão bonito na foto que ilustra esse post. Prova disso está na prova especial para os membros da imprensa, da qual fiz parte. Conquistei a décima (e péssima) sétima colocação no grid e a mantive na prova – mesmo, no início, estando entre os dez primeiros nas primeiras voltas, após uma largada, digamos, sensacional da minha parte -, mas isso é discussão para outro post.
Arrancada
Caso a pequena criatura não saiba, o Velopark também tem uma pista de arrancada, com base nas estruturas norte-americanas, onde essa categoria é, digamos, tradicional. A inauguração está prevista para o dia 26 de abril deste ano. Então, já marca na tua agenda, pequena criatura.
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